BEM-VINDO

Bem-vindo ao MAISRio

For English

Somos um projeto de pesquisa colaborativo entre o Reino Unido e o Brasil, mapeando uma agenda de pesquisa e possíveis locais de coprodução para inovação social e ambiental. O projeto é liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil e pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, com a pesquisa realizada em colaboração com duas organizações da sociedade civil do Rio, o DataLabe e o PretaLab, projeto do Olabi, ambos inovações sociais e digitais.

O Brasil é um país altamente desigual, onde grupos pobres e marginalizados lutam para ter acesso a direitos básicos e às políticas públicas. Em resposta, as iniciativas de inovação social e/ou ambiental de base comunitária são comuns e o Rio, em particular, já foi chamado de berço da inovação social. Na ausência de ação do governo e muitas vezes do mercado, uma sociedade civil forte está servindo de berço para a inovação social e a sustentabilidade. Embora a inovação social e as ONGs não possam compensar a falta de ações básicas governamentais e defesa dos direitos humanos, nas favelas e periferias do Rio de Janeiro elas são frequentemente a melhor opção disponível para apoiar as pessoas em seu dia a dia.

Apesar de um perfil de país drasticamente diferente, o Reino Unido também testemunhou um aumento da desigualdade nas últimas décadas. A cidade de Sheffield fica no coração industrial do norte da Inglaterra, com uma história recente e intensa de fabricação de aço. Como resultado de mudanças estruturais na produção industrial e na automação da cidade, essa principal indústria fteve um rápido declínio. Tais mudanças, combinadas com cortes no financiamento público, levaram a perda de oportunidades de emprego e a problemas sociais. Como resultado, Sheffield tem visto uma demanda crescente de serviços de apoio nos setores comunitário e de voluntariado, incluindo bancos de alimentos, clubes de empregos, iniciativas de treinamento e espaços de reciclagem e criação de produtos e serviços em toda a cidade.

Os dois locais permitirão ao nosso projeto reunir aprendizado dos contextos do Sul Global e do Norte, além de desafiar a narrativa comum do desenvolvimentismo, onde a dualidade entre o Norte e o Sul é frequentemente apresentada através do relacionamento do financiador (Norte) e países beneficiários (Sul). 

O projeto, portanto, considera as teorias do Sul e do Norte, enquanto orienta para as necessidades e o impacto no Brasil e em outros possíveis países das América Latina.

Tanto a Universidade de Sheffield quanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão envolvidas como parceiras em iniciativas de inovação social, incluindo espaços de criadores, laboratórios de inovação, cursos de empresas sociais e hubs comunitários. O objetivo do projeto é mapear e conectar as iniciativas de inovação social de base existentes tanto no Rio quanto em Sheffield e produzir um mapa digital interativo. O objetivo do mapa é permitir e apoiar a operação e o trabalho em rede eficazes entre diferentes iniciativas e fortalecer os ecossistemas de inovação social e ambiental nos dois locais.

Para saber mais sobre os objetivos, abordagens e parceiros do projeto, consulte a página “Sobre nós”.