Maisrio

Mapa das Inovações Socioambientais do Rio de Janeiro

Mapa digital de inovações

Data_labe

Laboratório de jornalismo, dados e pesquisa na favela da Maré. No centro dos debates está a questão do imaginário construído sobre as cidades e seus habitantes.

datalabe.org

facebook.com/datalabe

iWastes - Inteligência Ambiental

Empresa de tecnologia voltada para a área ambiental e que foi construída para resolver um problema comum a todas as empresas: a gestão correta e eficiente de resíduos, facilitando a preservação do planeta.

www.iwastes.com

www.facebook.com/iwastesia

Plêiades.P2P - Ciência Cidadã no RJ.

Projeto de aprendizagem livre, curadoria, divulgação e edição de guias de ciência cidadã no Estado do RJ.

www.pleiades-p2p.com

https://www.facebook.com/aprendlab/

Penha Verde

Criação de bancos protetores de mudas feito de pallets reaproveitados. Além de banco público, protege a muda de árvore em canteiros nas grandes cidades.

http://arboristasurbanos.blogspot.com

https://www.facebook.com/penhaverde/

Cocôzap

Descrição: Mapeamento cidadão de queixas referentes a saneamento básico no complexo da maré.

cocozap.datalabe.org

Horta do Vinil

É uma horta comunitária no bairro da Barra da Tijuca, fundada e mantida voluntariamente por moradores que acreditam na filosofia de “bem viver dentro das grandes cidades” e trabalham princípios da agroecologia.

https://www.facebook.com/hortadovinil/

Projeto Transforme Desenvolvimento Social E Huamano

Descrição: Oferecer serviço social em comprometimento com a vida dos atendidos através de cuidados humano e qualificado no atendimento integrado com a comunidade e o entorno de uma forma sustentável. Trabalhamos com medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem estar da sociedade.

https://www.youtube.com/channel/UCRYP_vl-hPUUm-jrHfYxu_w

https://www.facebook.com/PJTRANSFORME/

PretaLab (iniciativa do Olabi Makerspace)

É uma iniciativa para estimular a inclusão de meninas e mulheres negras e indígenas no universo das novas tecnologias, além de mapear e entender quem são as meninas e mulheres negras e indígenas que trabalham nessa área.

https://www.pretalab.com/

https://www.facebook.com/olabimakerspace/

Labora

Aceleradora que articula empreendedores sociais e culturais em um hub onde trocam, aprendem e co-criam em prol de soluções inovadoras que melhorem a vida nas cidades e transformem realidades. 

https://oifuturo.org.br/programas/labora/

https://www.facebook.com/InstitutoOiFuturo/

Think Blue

Cria roupas feitas com jeans reaproveitado, produzindo peças que impactam menos o meio ambiente. Buscam impacto social positivo na vida dos envolvidos na produção e compra das peças.

https://www.thinkblueupcycled.com.br/nossa-historia

https://www.facebook.com/thinkblueupcycled

CDD na Tela

Oficinas de capacitação em áreas do audiovisual e da produção de conteúdo para veiculação online. São oferecidas a jovens da comunidade da Cidade de Deus, favela da zona oeste da cidade.

https://www.facebook.com/cddnatelarj/

FaveladaRocinha.com

Busca promover e manter articulações entre diferentes representações da favela da Rocinha na cultura, saúde, educação e memória. Trabalha com foco principal nas crianças, por meio da ludicidade, pela garantia de cidadania e direitos básicos.

http://faveladarocinha.com/

https://www.facebook.com/faveladarocinha/

Horta Comunitária e Tecnologias Sociais de Baixo Custo

Promoção de hortas comunitárias com fins educativos de conscientização ambiental nas favelas do Complexo do Alemão e Engenho da Rainha. Promove a integração da comunidade com o meio ambiente

Movimento Preserva Laboriaux - Favela verde

Descrição: Favela Verde é uma organização brasileira fundada em 2011, atualmente situada na favela da Rocinha. Realizamos projetos socioambientais a través de processos de participação e inovação social, que objetivam a resiliência e a sustentabilidade urbana.

https://www.facebook.com/pg/favelaverde.org/

O Som Das Comunidades

Projeto social no Complexo do Turano, favela da cidade, cujo objetivo é a inclusão social através do ensino e da profissionalização na área da música.

http://pontodeculturaosomdascomunidades.blogspot.com/

https://www.facebook.com/pg/osomdascomunidades/

Gastromotiva

Iniciativa  de gastronomia social global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e sociedade civil em torno do poder transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. 

http://gastromotiva.org/

https://www.facebook.com/gastromotiva

Bela Maré

Espaço para criação e difusão da arte e da cultura a partir da produção de grupos e coletivos culturais presentes na favela da Maré.

https://www.observatoriodefavelas.org.br/

https://www.facebook.com/Observatoriodefavelas/

Faveladarocinha.com

Descrição: O projeto busca promover e manter articulações entre diferentes representações da Rocinha no meio da cultura, saúde, educação e memória tendo como foco principal a criança, a ludicidade e a garantia de direitos básicos que favoreçam seu crescimento integral. Buscando contemplar um público variado que inclui educadores, agentes de saúde, jovens, crianças, mestres e griôs de tradição oral, dentre outros.

http://faveladarocinha.com/

https://www.facebook.com/faveladarocinha/

ECOM - Olhares da Maré

Oficinas de fotografia e montagem. É um laboratório de produção de videoclipes de artistas locais da favela da Maré. Realiza os cineclubes “Cineminha no beco” para o público infantil e o “Cine cena de consumo” para o público adulto da cracolândia.

https://redesdamare.org.br/br/info/8/escola-de-cinema-olhares-da-mare-ecom

https://www.facebook.com/ECOM-Escola-de-Cinema-Olhares-da-Mar%C3%A9-189281428415958/

Barkus Educacional

Negócio de impacto social que debate inclusão e educação financeira no Brasil. A organização desenvolve metodologias ativas de aprendizagem para diferentes faixas etárias da população.

www.barkus.com.br

Casa Brota

Oficinas de fotografia e montagem. É um laboratório de produção de videoclipes de artistas locais da favela da Maré. Realiza os cineclubes “Cineminha no beco” para o público infantil e o “Cine cena de consumo” para o público adulto da cracolândia.

https://www.facebook.com/casabrota/

Coletivo Papo Reto

É um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores das favelas dos Complexos do Alemão e Penha. Eles articulam mobilizações nas comunidades e levam informação a população local.

https://100ko.wordpress.com/?fbclid=IwAR0uJ1Es6uKLPiFv_u-mzd-yTw_zg84zRNp_2J9XQ53hP8okNs-LY6jehzA

https://www.facebook.com/pg/ColetivoPapoReto/about/?ref=page_internal

Caronaê

É um sistema de caronas solidárias composto por pontos de caronas espalhados pelos campi das universidades parceiras e por um aplicativo mobile exclusivo para a comunidade acadêmica dessas instituições (alunos, professores e servidores).

https://caronae.org/

https://www.facebook.com/redecaronae/

Rede Caxias Criativa

Um espaço para a comunidade dos interessados em fortalecer a economia criativa através de ações de inovação e criatividade para Duque de Caxias!

https://www.facebook.com/RedeCaxiasCriativa/

iniciativas Adicionais

Existem várias iniciativas que não possuem sede específica, seja por ser inteiramente digital ou por falta de recursos. Portanto, estão listadas a seguir.  Você encontrará uma breve descrição e informações de contato, caso deseje conhecer mais.

ACERVO CULTNE

social E digital

Acervo digital que reúne registros audiovisuais de relevância cultural, sobre a cultura negra.

Aula de DJ com DJ Grandmaster Raphael

social E digital

Aulas gratuitas de técnica em Djs na área do Funk no bairro de Jacarepaguá, e disponibilização do conteúdo didático para internet.

Bienal do Livro da Quebrada

social

A Bienal do Livro da Quebrada leva literatura para as favelas, além de eventos literários que dialogam na linguagem de quem teve e tem o acesso negado a esses eventos, já que sempre ocorrem longe das periferias.

Cine Clube Mate com Angu

social

É um coletivo audiovisual da Baixada Fluminense a partir do desejo de provocar a produção/exibição de imagens e suas implicações sociais e estéticas na realidade e no modo de vida da região.

Coletaí

ambiental E digital

Tem como uma das suas vertentes a criação de um aplicativo com o objetivo de criar um “mapa do lixo” da cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio, no qual o usuário possa registrar ocorrências que gerem marcadores por geolocalização dos pontos com falta de coleta de lixo ou lixões a céu aberto.

Criança e Natureza

ambiental

O projeto busca criar condições que favoreçam a conexão da criança com a natureza, para o bem-estar da infância e para a saúde do planeta.

 

Duvidando

ambiental

Proposta de educação a distância aberta e gratuita com acessibilidade em libras para alunos do ensino fundamental e médio. 

Ecosia no Rio

ambiental e digital

É uma ferramenta de pesquisa, como o Google, que destina, mensalmente, 80% dos seus lucros para projetos de reflorestamento ao redor do mundo, inclusive na Mata Atlântica.

GoLocal; Experiências que Transformam

Social, Ambiental e Digital

Uma plataforma de viagens com propósito, ou seja, viagens que causam impacto positivo na vida de quem viaja e de quem recebe o viajante, por meio da interação com projetos locais.

Guia Cultural de Favelas

Social, Ambiental e Digital

Guia de praticas culturais de favelas. **Atualizado até 2014

Karibu

Social, Ambiental e Digital

Agência de inovação social, que gera valor para empresas através de iniciativas sociais.

Milhas pela vida das mulheres

Social e Digital

Iniciativa de apoio às mulheres para realização de abortos seguros e legais fora do Brasil.

Nossas/ Meu Rio

Social e Digital

Um laboratório de ativismo que cria novas formas das pessoas influenciarem e ressignificarem a política através da tecnologia cívica. Contam com diversos projetos, tais como o Meu Rio, uma rede de mobilização carioca multi-causas para incidência política direta.

Escola Permacultural

ambiental e social

O Instituto Permacultura Lab desenvolve práticas pedagógicas e ações inovadoras, através da articulação em rede, na busca do equilíbrio das condições socioambientais. A Escola Permacultural consiste na inserção das disciplinas de permacultura e agroecologia no currículo de escolas públicas da periferia da cidade do Rio de Janeiro.

SocialBlocks

Social e Digital

Programa educacional gratuito de treinamento em tecnologia blockchain voltado para pessoas de baixa renda, com objetivo de formar profissionais programadores de nível internacional, para atender empresas globais do portfólio de parceiros.

Urbio

Social e Digital

É uma plataforma online e colaborativa que reúne eventos alinhados ligados às causas sociais e ambientais no Rio de Janeiro.

2vis Educação

ambiental e social

Projeto que une alunos de escolas públicas e privadas para que, juntos, identificam um problema local com base nos ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável e implementem uma solução

MaisRio: Início                          Mapa Digital 

Share this:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: