EQUIPE

For english

rita afonso

CO- Pesquisadora Principal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Afonso é a Pesquisadora Principal do projeto. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – na faculdade de Administração de Empresas, trabalha principalmente no campo da inovação social e tem interesse específico na relação entre trabalho com jovens nas favelas do Rio de Janeiro e tecnologia.

Envie-me um e-mail: ritaafonso@facc.ufrj.br

dorothea kleine

CO-Pesquisadora Principal, Universidade de Sheffield

Dorothea Kleine é a pesquisadora principal do projeto. É Pesquisadora e Professora no Departamento de Geografia e Diretora Adjunta do Instituto de Desenvolvimento Internacional Sheffield (SIID). Ela lidera o Grupo de Tecnologias Digitais, Dados e Desenvolvimento no SIID. Temas como participação, gênero, justiça social e escolha são algumas de suas principais linhas de trabalho.

Envie-me um e-mail: d.j.kleine@sheffield.ac.uk

lee crookes

Co-Investigador, Universidade de Sheffield

O Dr. Crookes é professor universitário do Departamento de Geografia da Universidade de Sheffield e co-pesquisador do projeto. Como geógrafo / planejador crítico, ele está interessado em métodos qualitativos para explorar questões contemporâneas relacionadas à moradia, classe, gentrificação, regeneração urbana e conflitos associados sobre o significado e o uso do espaço.

Envie-me um e-mail: l.crookes@sheffield.ac.uk

Silvana Bahia

Parceira, Preta lab

Silvana Bahia é co-diretora do Olabi markerspace, um espaço de inovação social no Rio de Janeiro com foco no empoderamento de mulheres negras e outros grupos marginalizados. Eles são um laboratório de treinamento digital, um espaço de criadores e uma comunidade de inovação social, trabalhando no campo da tecnologia e da inovação social. Silvana coordena e desenvolve o projeto Pretalab, estimulando o protagonismo das mulheres negras e indígenas no mundo das tecnologias e da inovação social digital.

Envie-me um e-mail: silvana@olabi.com

Gilberto Vieira

Parceira, Datalab

Gilberto Vieira é co-diretor do Data Labe, um espaço para ativismo digital, inovação social e jornalismo de dados na Maré, uma das maiores favelas brasileiras situada no Rio de Janeiro. Eles se concentram no uso de dados abertos e de fontes coletivas para destacar questões de direitos humanos, visualizando-os em mapas digitais e trabalhando em mecanismos e articulações da produção cultural em territórios vulneráveis, unindo a política do cidadão e o empoderamento por meio de novas tecnologias e ferramentas digitais. Seu trabalho é realizado particularmente nas favelas e em processos participativos com grupos pobres e marginalizados. Isso inclui mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+.

Envie-me um e-mail: gilberto@datalabe.org

Lucas Lins

Assistente de Pesquisa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lucas trabalha nas áreas culturais criativas e artísticas como pesquisador, produtor e gerente desde 2005. Seus recentes trabalhos em projetos foram nos campos de projetos de patrimônio arquitetônico e documental, curadoria de exposições de arte em museus e centros culturais, além de digitalização de objetos raros. coleções de livros, bem como trabalhos de publicação, para citar alguns. Atualmente, ele está envolvido com projetos de sustentabilidade e inovação para a indústria de vestuário no interior do Estado do Rio de Janeiro. É bacharel em Produção de Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e frequenta, desde 2019, o curso de Mestrado no Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.

Envie-me um e-mail: lucaslins@gmail.com

Gabriel Orsi

Assistente de Pesquisa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Gabriel Orsi é aluno e pesquisador da UFRJ em Administração de Empresas. Seu trabalho se concentra no desenvolvimento de pesquisas na área de inovação social, inovação do setor público e criatividade nas organizações. Co fundador de uma agência de comunicação direcionada para empresas de impacto social e especializado em marketing, design digital, UX e UI, ele está interessado em entender os artifícios de comunicação, os processos, as ferramentas e as estruturas que compõem as organizações inovadoras.

Envie-me um e-mail: tinoco.orsi@gmail.com

Geovana Prats

Assistente de Pesquisa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geovana é estudante de administração de empresas na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Em seus estudos, ela está particularmente interessada em pesquisas sobre consumo sustentável e inovação social.

Envie-me um e-mail: geovana.prats210@gmail.com

Anna Vainio

Pesquisador Associado, Universidade de Sheffield

Anna é atualmente pesquisadora de PhD na Universidade de Sheffield e ex-organizadora comunitária em Sheffield. A pesquisa de doutorado de Anna é realizada no contexto das comunidades costeiras no Japão após o terremoto e tsunami de 2011, trabalhando diretamente com as comunidades afetadas na região. Sua pesquisa explora particularmente a lacuna entre teoria e prática em abordagens baseadas na comunidade para o desenvolvimento pós-desastre. Como ex-organizadora da comunidade, Anna possui uma vasta experiência em trabalhar com comunidades locais em toda a cidade de Sheffield e está trabalhando no mapeamento de iniciativas sociais e digitais em Sheffield para o projeto.

Envie-me um e-mail: a.vainio@sheffield.ac.uk

Mike henline

Tecnólogo em aprendizagem, Universidade de Sheffield

Mike é especialista em Realidade Virtual e Aumentada (RA) e está ajudando a desenvolver o lado técnico do projeto Nosso Mapa, desde o mapeamento de iniciativas sociais até a exploração do potencial da RA.

Envie-me um e-mail: m.henline@sheffield.ac.uk