MAPA DIGITAL


Iniciativas adicionais

Existem várias iniciativas que não possuem sede específica, seja por ser inteiramente digital ou por falta de recursos. Portanto, estão listadas a seguir.  Você encontrará uma breve descrição e informações de contato, caso deseje conhecer mais.

Acervo Cultne – Social e Digital

Acervo digital que reúne registros audiovisuais de relevância cultural, sobre a cultura negra.

http://www.cultne.com.br

https://www.facebook.com/cultne

Aula de DJ com DJ Grandmaster Raphael – Social e Digital

Aulas gratuitas de técnica em Djs na área do Funk, em Jacarepaguá, e disponibilização do conteúdo didático para internet.

https://www.facebook.com/DjGrandmasterRaphael

Bienal do Livro da Quebrada ndo – Social

A Bienal do Livro da Quebrada tem como missão a democracia de oportunidades. Levar para as favelas e periferias a literatura e um evento literário que dialogue na linguagem de quem teve e tem o acesso negado. As Bienais ocorrem sempre nos grandes centros, a distância geográfica e social afasta desses eventos as pessoas que moram nas periferias, ainda que haja uma tentativa de inclusão, ela é feita de maneira que quem vem das periferias não se sentem pertencentes a esses espaços.

https://pretapretopretinhos.blogfolha.uol.com.br/2019/07/01/vem-ai-a-bienal-do-livro-da-quebrada-veja-como-participar/?fbclid=IwAR2EMcXMaxS_hOl943LsY7KsKOsL2kVMFdX19ivyoktKiQa3DX_xvOuFMLQ m.br

Cine Clube Mate com Angu – Social

“O Cineclube Mate com Angu é um coletivo audiovisual nascido em 2002 na Baixada Fluminense a partir do desejo de provocar a produção/exibição de imagens e suas implicações sociais e estéticas na realidade e no modo de vida da região.

A grupo atua em três frentes distintas e interligadas no terreno do Audiovisual: exibição, produção e formação.

Este primeiro foco acontece em sessões regulares gratuitas que têm sido formadoras de público na cidade de Duque de Caxias e região ao longo dos anos.

Outra linha de atuação é a produção de filmes. O grupo tem construído um portifólio no audiovisual nacional que inclui curtas-metragens, vinhetas, programas de TV, videoartes, além de coberturas audiovisuais de importantes eventos.

A terceira vertente de atuação é a formação, gerando discussões sobre o cinema e a produção audiovisual na Baixada Fluminense, além de contar com grande experiência em oficinas de cinema, novas mídias e outros processos criativos colaborativos.”

http://matecomangu.org

www.facebook.com/MatecomAngu

Coletaí – Ambiental e Digital

A iniciativa “Coletaí” tem como uma das suas vertentes a criação de um aplicativo com o objetivo de criar um “mapa do lixo” da cidade de São Gonçalo, onde o usuário possa fazer ocorrências que gerem markers por geolocalização dos pontos com falta de coleta de lixo ou lixões a céu aberto no município de São Gonçalo – RJ. Também tem o objetivo de conscientizar os moradores da cidade a descartarem corretamente os rejeitos residenciais e a encontrarem pontos de coleta de recicláveis.

www.pipe.social/startup/2980/perfil

Criança e Natureza – Ambiental

Criar condições que favoreçam a conexão da criança com a natureza, para o bem-estar da infância e para a saúde do planeta.

www://criancaenatureza.org.br/

www://www.facebook.com/programacriancaenatureza

Duvidando – Social e Digital

Proposta de Eduação a distância com acessibilidade em LIBRAS para alunos do Fund. II e Médio. Temos todas as matérias e todos os nossos vídeos são traduzidos, mesmo assim o material serve para alunos ouvintes. Ah, todo o nosso material audiovisual é aberto e gratuito.

www.duvidando.com.br

www.facebook.com/duvidando.com.br

Ecosia no Rio – Ambiental e Digital

O Ecosia é uma ferramenta de pesquisa, como o Google, que destina mensalmente 80% dos seus lucros para projetos de reflorestamento ao redor do mundo, inclusive aqui na nossa casa, a Mata Atlântica. Sabemos que, infelizmente, só 8% dela ainda (r)existe. Sabemos também que muitas vezes nos sentimos pequenos e incapazes de contribuir pras grandes mudanças que o nosso sistema precisa, mas felizmente isso não é verdade. O Ecosia no Rio surgiu como uma plataforma para divulgar e dar confiança para as pessoas de que o trabalho do Ecosia aqui no Brasil é real mesmo. Além de explicar o que é e como é fácil fazer a mudança do Google para o Ecosia, queremos também ir atrás das iniciativas de reflorestamento que são apoiadas aqui no Brasil e mostrar para as pessoas o impacto positivo que as buscas delas podem fazer!

https://www.facebook.com/ecosia

GoLocal; Experiências que Transformam – Social, Ambiental e Digital

Uma plataforma de viagens com propósito, ou seja, viagens que causam impacto positivo na vida de quem viaja e de quem recebe o viajante, por meio da interação com projetos locais.

www.golocal.com.br

https://facebook.com/GoLocalBrasil

Guia Cultural de Favelas – Social, Ambiental e Digital

Guia de praticas culturais de favelas. **Atualizado até 2014

guiaculturaldefavelas.org.br

Karibu – Social, Ambiental e Digital

Somos uma agência de inovação social. Geramos valor para empresas através de iniciativas socais.

www.hellokaribu.com

https://www.facebook.com/hellokaribu

Milhas pela vida das mulheres – Social e Digital

Iniciativa de apoio às mulheres para realização de abortos seguros e legais.

milhaspelavidadasmulheres.com.br

Nossas/ Meu Rio – Social e Digital

Somos um laboratório de ativismo que cria novas formas das pessoas influenciarem e ressignificarem a política através da tecnologia cívica. Temos diversos projetos, tais quais o Meu Rio (rede de mobilização carioca multi-causas para incidência política direta), o Mapa do Acolhimento (plataforma que conecta mulheres vítimas de violência a advogadas e terapeutas voluntárias), o BONDE (plataforma tecnológica feita de ativistas para ativistas), a Beta (chatbot feminista que funciona enquanto canal de mobilização das mulheres pelos seus direitos), dentre outros. Confira todos aqui: http://www.nossas.org

www.nossas.org

https://www.facebook.com/nossasorg

Organização: Instituto Permacultura Lab. Projeto: Escola Permacultural – Ambiental e Social

Instituto Permacultura Lab – Desenvolver práticas pedagógicas e ações inovadoras, através da articulação em rede, na busca do equilíbrio das condições socioambientais. Escola Permacultural – Inserção das disciplinas de permacultura e agroecologia no currículo de escolas públicas da periferia da cidade do Rio de Janeiro.

www.permaculturalab.org

www.facebook.com/permaculturalab

SocialBlocks – Social e Digital

Um programa educacional gratuito de treinamento em tecnologia blockchain voltado para pessoas de baixa renda, com objetivo de formar profissionais programadores de nível internacional, para atenderem empresas globais do portfolio de parceiros.

Nosso conteúdo de treinamento blockchain é o mais profundo do mercado, desenvolvido por alumni de Stanford, Oxford, Nicosia, UCLA, ETH, USP e professores/pesquisadores em criptografia aplicada das Universidades, IT University of Copenhagen (ITU) Dinamarca e Bar-Ilan Israel e conta com o apoio técnico de nomes reconhecidos no ambiente blockchain no Brasil, USA, França, Suíça, Inglaterra e outros. O curso tem duração aproximada de 240 horas, cobrindo Criptografia, Sistemas Distribuídos e Desenvolvimento de aplicações blockchain em Ethereum, EOS, DAO e Hathor.

https://landpage.co/incricaocantagalo

https://www.facebook.com/socialblocksoficial

Urbio – Social e Digital

Urbio é uma plataforma online e colaborativa que reúne eventos alinhados ligados às causas sociais e ambientais no Rio de Janeiro.

https://www.urbio.com.br

2vis Educação – Social e ambiental

Projeto que une alunos de escolas públicas e privadas para que juntos identifiquem um problema local com base nos ODS e implementem uma solução

https://www.2viseducacao.com.br

www.facebook.com/2VIsEducacao/ucacao.com.br/