Social Innovation Map

[ultimate_maps id=”1″]


Additional initiatives

There are several initiatives that have no specified address or location, either because they are entirely digital or lacking resources. Therefore, they are listed below. You’ll find a brief description and contact information below in case you want to find out more about them.

Acervo Cultne – Social e Digital

Acervo digital que reúne registros audiovisuais de relevância cultural, sobre a cultura negra.

http://www.cultne.com.br

https://www.facebook.com/cultne

Aula de DJ com DJ Grandmaster Raphael – Social e Digital

Aulas gratuitas de técnica em Djs na área do Funk, em Jacarepaguá, e disponibilização do conteúdo didático para internet.

https://www.facebook.com/DjGrandmasterRaphael

Bienal do Livro da Quebrada ndo – Social

A Bienal do Livro da Quebrada tem como missão a democracia de oportunidades. Levar para as favelas e periferias a literatura e um evento literário que dialogue na linguagem de quem teve e tem o acesso negado. As Bienais ocorrem sempre nos grandes centros, a distância geográfica e social afasta desses eventos as pessoas que moram nas periferias, ainda que haja uma tentativa de inclusão, ela é feita de maneira que quem vem das periferias não se sentem pertencentes a esses espaços.

https://pretapretopretinhos.blogfolha.uol.com.br/2019/07/01/vem-ai-a-bienal-do-livro-da-quebrada-veja-como-participar/?fbclid=IwAR2EMcXMaxS_hOl943LsY7KsKOsL2kVMFdX19ivyoktKiQa3DX_xvOuFMLQ m.br

Cine Clube Mate com Angu – Social

“O Cineclube Mate com Angu é um coletivo audiovisual nascido em 2002 na Baixada Fluminense a partir do desejo de provocar a produção/exibição de imagens e suas implicações sociais e estéticas na realidade e no modo de vida da região.

A grupo atua em três frentes distintas e interligadas no terreno do Audiovisual: exibição, produção e formação.

Este primeiro foco acontece em sessões regulares gratuitas que têm sido formadoras de público na cidade de Duque de Caxias e região ao longo dos anos.

Outra linha de atuação é a produção de filmes. O grupo tem construído um portifólio no audiovisual nacional que inclui curtas-metragens, vinhetas, programas de TV, videoartes, além de coberturas audiovisuais de importantes eventos.

A terceira vertente de atuação é a formação, gerando discussões sobre o cinema e a produção audiovisual na Baixada Fluminense, além de contar com grande experiência em oficinas de cinema, novas mídias e outros processos criativos colaborativos.”

http://matecomangu.org

www.facebook.com/MatecomAngu

Coletaí – Ambiental e Digital

A iniciativa “Coletaí” tem como uma das suas vertentes a criação de um aplicativo com o objetivo de criar um “mapa do lixo” da cidade de São Gonçalo, onde o usuário possa fazer ocorrências que gerem markers por geolocalização dos pontos com falta de coleta de lixo ou lixões a céu aberto no município de São Gonçalo – RJ. Também tem o objetivo de conscientizar os moradores da cidade a descartarem corretamente os rejeitos residenciais e a encontrarem pontos de coleta de recicláveis.

www.pipe.social/startup/2980/perfil

Criança e Natureza – Ambiental

Criar condições que favoreçam a conexão da criança com a natureza, para o bem-estar da infância e para a saúde do planeta.

www://criancaenatureza.org.br/

www://www.facebook.com/programacriancaenatureza

Duvidando – Social e Digital

Proposta de Eduação a distância com acessibilidade em LIBRAS para alunos do Fund. II e Médio. Temos todas as matérias e todos os nossos vídeos são traduzidos, mesmo assim o material serve para alunos ouvintes. Ah, todo o nosso material audiovisual é aberto e gratuito.

www.duvidando.com.br

www.facebook.com/duvidando.com.br

Ecosia no Rio – Ambiental e Digital

O Ecosia é uma ferramenta de pesquisa, como o Google, que destina mensalmente 80% dos seus lucros para projetos de reflorestamento ao redor do mundo, inclusive aqui na nossa casa, a Mata Atlântica. Sabemos que, infelizmente, só 8% dela ainda (r)existe. Sabemos também que muitas vezes nos sentimos pequenos e incapazes de contribuir pras grandes mudanças que o nosso sistema precisa, mas felizmente isso não é verdade. O Ecosia no Rio surgiu como uma plataforma para divulgar e dar confiança para as pessoas de que o trabalho do Ecosia aqui no Brasil é real mesmo. Além de explicar o que é e como é fácil fazer a mudança do Google para o Ecosia, queremos também ir atrás das iniciativas de reflorestamento que são apoiadas aqui no Brasil e mostrar para as pessoas o impacto positivo que as buscas delas podem fazer!

https://www.facebook.com/ecosia

GoLocal; Experiências que Transformam – Social, Ambiental e Digital

Uma plataforma de viagens com propósito, ou seja, viagens que causam impacto positivo na vida de quem viaja e de quem recebe o viajante, por meio da interação com projetos locais.

www.golocal.com.br

https://facebook.com/GoLocalBrasil

Guia Cultural de Favelas – Social, Ambiental e Digital

Guia de praticas culturais de favelas. **Atualizado até 2014

guiaculturaldefavelas.org.br

Karibu – Social, Ambiental e Digital

Somos uma agência de inovação social. Geramos valor para empresas através de iniciativas socais.

www.hellokaribu.com

https://www.facebook.com/hellokaribu

Milhas pela vida das mulheres – Social e Digital

Iniciativa de apoio às mulheres para realização de abortos seguros e legais.

milhaspelavidadasmulheres.com.br

Nossas/ Meu Rio – Social e Digital

Somos um laboratório de ativismo que cria novas formas das pessoas influenciarem e ressignificarem a política através da tecnologia cívica. Temos diversos projetos, tais quais o Meu Rio (rede de mobilização carioca multi-causas para incidência política direta), o Mapa do Acolhimento (plataforma que conecta mulheres vítimas de violência a advogadas e terapeutas voluntárias), o BONDE (plataforma tecnológica feita de ativistas para ativistas), a Beta (chatbot feminista que funciona enquanto canal de mobilização das mulheres pelos seus direitos), dentre outros. Confira todos aqui: http://www.nossas.org

www.nossas.org

https://www.facebook.com/nossasorg